O mundo corporativo havia adotado Políticas com foco em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), porque entendeu o seu valor para criar Governança em suas estruturas. Então porque as está abandonando?
Precisamos olhar o quadro geral da atualidade.
Empresas dançam conforme a música.
Anteriormente havia um governo americano mais voltado ao social. Atualmente há um governante que admira e pratica o “toma lá da cá” político, com lucro a todo custo; e principalmente com custo social.
Estamos vendo o desmantelamento das estruturas DEI (diversidade, equidade, inclusão) das autarquias americanas. Já assistimos ao cancelamento do combate a fake news e regulação de conteúdo em redes sociais por lá. Até o FCPA entrou na mira do mandatário. E agora agências ambientais.
O mundo corporativo é altamente conectado e influenciado pelos Estados Unidos. Não há nenhuma dúvida de que o país é um player importante, e que cria tendências que serão seguidas ao redor do globo no mundo dos negócios.
Tudo pelo dinheiro …. as pessoas que se danem, ou como dizem os Portugueses, que se lixem …
Chegamos ao ponto deste governante, barganhar seu apoio militar, tendo como moeda de troca as “terras raras” (metais raros e lítio) da Ucrânia. Ou seja, chegou ao ponto de condicionar a ajuda a um país invadido à realização de um “negócio”; e que possivelmente será negociado a preço de banana.
Mas, voltando ao assunto, o que podemos esperar desse “ataque” contra as políticas DEI?
O resultado disso tudo certamente será o enfraquecimento do combate e a banalização do assédio, a diminuição da diversidade no mundo corporativo, o aumento da disparidade de salários entre homens e mulheres, brancos e negros, e por aí vai …
Só que financeiramente essas mudanças demoram para refletir nos resultados… Mas vão refletir. E vão refletir de forma negativa.
E eu não duvido que iremos também passar por um período de aumento de fraudes dentro das empresas. Com o abandono de Políticas focadas em Integridade e diminuição de equipes de Governança, isso é uma consequência óbvia. O exemplo está sendo dado…
Concluindo
As Politicas DEI estão sendo abandonadas porque empresas (especialmente as multinacionais) irão jogar o jogo com as regras da atualidade, e hoje existe um panorama negocial altamente focado em resultados financeiros a qualquer custo. O exemplo vem de fora, de um país que sempre tem muita adesão pelo mundo em muitas frentes.
Já percorremos um longo caminho para diminuir essas enormes diferenças no mundo corporativo. Agora estamos vislumbrando o real perigo destas conquistas serem destruídas.
E eu não estou falando de coisas como o movimento WOKE, mas sim do Pilar Social de Governança dentro de empresas, e seus princípios absolutamente necessários: Integridade, Igualdade, Diversidade e Respeito.